quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CONSELHO GESTOR PARA TELECENTROS

 

A Coordenação Geral de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações previu a criação dos Conselhos Gestores para os telecentros comunitários com o objetivo de assegurar que a política pública implementada pelo convênio, contribua efetivamente à inclusão digital de qualidade no município.
O Conselho Gestor deve reunir membros da comunidade, do poder público, do corpo docente municipal, das associações de moradores, enfim, deve reunir os cidadãos em torno da proposta de usar a inclusão digital para promover a inserção social da população.
Com a criação dos Conselhos Gestores, as idéias para organizar as propostas que promoverão o desenvolvimento de projetos relacionados com a ampliação da cidadania e da inclusão digital serão discutidas por todos os segmentos interessados no assunto.

Uma pessoa para fazer parte do Conselho Gestor deve basicamente:

* Ser um representante da comunidade;
* Estar compromissado para com a comunidade e o telecentro;
* Ser ativo – Membros do Conselho Gestor que só assistem reuniões e não fazem mais nada são inúteis ao telecentro!
* Os membros do Conselho podem ajudar o telecentro de modos diferentes se entre eles há a mistura certa de habilidades. Você nunca deve se esquecer que um telecentro precisa servir os residentes da comunidade ou vizinhança. Assim, vozes de comunidade precisam ser ouvidas pelo Conselho Gestor desde o princípio. Isto é muito importante, não só para identificar os serviços mais apropriados, mas também para gerar uma sensação de propriedade do telecentro desde o começo.
As tarefas do Conselho Gestor são:
* Organizar e gerenciar o uso diário do telecentro pela comunidade, definindo suas regras de utilização;
* Assegurar que todas as atividades oferecidas pelo telecentro sejam abertas para qualquer pessoa da comunidade;
* Assegurar que o uso dos equipamentos do telecentro seja de livre acesso á comunidade, sem
nenhuma restrição, desde que garantidos horário e espaço para todas as atividades decididas pelo Conselho Gestor e a manutenção e utilização adequada dos equipamentos;
* Organizar a distribuição e a recepção de inscrições para as atividades oferecidas pelo telecentro;
* Organizar os cursos, horários e forma de atendimento dos inscritos para este fim;
* Realizar reuniões mensais ordinárias para avaliar o funcionamento do telecentro, bem como, receber sugestões e solicitações dos usuários. O anúncio da data, do horário e do local deverá ser amplamente divulgado, com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência.
* Contribuir para garantir a segurança dos espaço, dos equipamentos e das pessoas que trabalham ou que utilizam o telecentro;
* Apontar Instrutores(as) e Monitores(as);
* Manter a comunidade informada das atividades do telecentro.

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